Licenciamento de caminhões avança quase 12% em abril

2019-05-10 15:25:00

O mercado de caminhões continua em ritmo de recuperação. Carta divulgada pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – mostra que em abril foram licenciadas 8.502 unidades contra 7.601 em março, um avanço de 11,9%. Em relação a abril do ano passado – onde foram emplacados 6.163 caminhões – o crescimento é de 38%. No acumulado do ano o resultado é ainda melhor 44,8%.

O segmento que mais se destacou em abril quando comparado ao mês de março foi o de semipesados com crescimento de 18%, seguido do médio (16,7%), leves (13%) e pesados (9,3%).

A produção também segue em alta em abril com 9.412 unidades fabricadas contra 8.319 em abril, crescimento de 13,1%.

Em ritmo contrário está a exportação. No acumulado do ano, foram enviadas 3.623 unidades em 2019 contra 10.067, uma queda de 64%.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou estudo comparativo da competitividade dos mercados automotivos do Brasil e México produzido pela consultoria PwC Brasil. A pesquisa concluiu que um veículo produzido no mercado mexicano é mais competitivo que um produto nacional.

Produzir um carro no México custa 18 pontos porcentuais a menos que no Brasil, sendo as principais diferenças em materiais e logística. Aplicando-se os impostos de cada país, a diferença final de custo pode chegar a 44%, dependendo do tipo de veículo.

“Os resultados apresentados neste levantamento nos indicam a necessidade extrema de atacarmos pontos que reduzam o Custo Brasil e melhorem a nossa competitividade. Medidas que estimulem o comércio exterior, melhorem a logística de distribuição e reduzam a carga tributária são urgentes para conferir uma nova dinâmica para os negócios brasileiros em diversos segmentos da economia, não somente o automotivo”, afirma Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, destacando ainda que o mais emergencial é aprovar as reformas previdenciária e tributária.

Segundo o estudo, o México possui uma clara vocação comercial direcionada para as exportações. No setor automotivo, 88% da manufatura é focada para o comércio exterior, enquanto que o Brasil possui 22% da produção de veículos voltada para as exportações.

De acordo com a análise da PwC Brasil, nosso país tem um ambiente de negócios caracterizado por alta burocracia, limitações logísticas e altos custos operacionais. O efeito tributário entre os dois países também é um fator que impacta na competitividade do mercado brasileiro. O Brasil possui de 37% a 44% de impostos incidentes no veículo dependendo do tamanho do motor. Já no México, há 16% de impostos sobre o veículo.

Data: 10/05/19
Fonte: https://www.ocarreteiro.com.br/licenciamento-de-caminhoes-avanca-quase-12-em-abril/

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